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Adolf Guyer Zeller. Suíço, ambicioso e magnata. Foi numa de suas caminhadas que a ideia “Jungfrau” surgiu. O construtor de ferrovias imaginou um túnel atravessando as rochas Eiger e Mönch, localizado entre o Cantão de Berna e Valais, para que uma estrada de ferro chegasse ao cume do Jungfraujoch. Ideia fantástica, esboço na mão e apoio da população, junte tudo isso e teremos o sucesso do cume com a maior geleira da Europa. De lá pra cá o topo já comemorou 104 anos e recebe anualmente 71 nacionalidades diferentes. 

Pelo trajeto os clichês alpinos saltam aos olhos a cada metro alcançado. E se pretende curtir mais as paisagens e os vilarejos saiba que as paradas pelo meio do caminho foram feitas especialmente para atender a esse propósito. Grindelwald e Lauterbrunnen são dois vilarejos que merecem toda atenção quando for planejar o seu roteiro. Cada um de um lado oposto da montanha, é conhecer um na subida e outro vilarejo na descida. A ordem dos fatores nesse caso não altera em nada o espetáculo que irá vivenciar. Lembre-se deles.

Outra parada que vale a pena (e muito!) é Kleine Scheidegg; além de ser ponto para a troca obrigatória de trens, oferece também uma trilha de respeito. São cerca de 3 km do melhor da Suíça com campinas floridas na primavera e montanhas nevadas o ano todo. Pela caminhada perceberá as colunas de pedras que homenageiam os 69 alpinistas que perderam suas vidas na montanha. 

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Tour por Jungfraujoch

Seguindo as placas indicativas TOUR, a primeira atração é Jungfrau Panorama seguindo adiante com o Alpine Sensation, uma galeria onde o lado sensitivo é trabalhado ao extremo. Aqui, vale levar o viajante às condições climáticas aos quais Guyer e sua equipe se submeteram para construir a Jungfrau Railway. 

Outra atração é o Sphinx Terrace, um observatório astronômico a 3.571 metros acima do nível do mar que oferece a vista do Glaciar Aletsch, o maior da Europa. É pegar a câmera e torcer para conseguir uma brecha entre as centenas de pessoas que fazem o passeio todos os dias.

Se quiser experimentar uma vista incrível, aliada a um forte vento que sopra a temperaturas geladíssimas, aventure-se no lado de fora no Platô Glaciar. 

O Observatório astronômico está a 3.571 metros acima do nível do mar e garante a vista do maior glaciar da Europa, o Aletsch. Photo: Off to Travel ©

Contudo, os destaques ficam mesmo com o Palácio de gelo e o Snow Fun Park. O primeiro, criado em 1930 mantém as esculturas de gelo a três graus negativos; o piso escorregadio é inevitável, resultado do calor gerado pelos visitantes que passam por ali. O segundo destaque é a diversão do passeio. Localizado na parte externa do complexo, no Snow Fun é possível escorregar de boia pela neve e alugar equipamentos para prática de snowboard ou esqui. Se não tiver intimidade com a modalidade, aproveite as pequenas filas e converse com os instrutores disponíveis para uma mini aula. Se quer mais adrenalina experimente a tirolesa e seus 250 metros montanha a baixo. 

Palácio de gelo com suas esculturas são mantidas a baixíssima temperatura. 

Porém, se o seu estilo está mais para slow fun, caminhadas são permitidas em trajetos sinalizados. A companhia ficará por conta da vista espetacular do Glaciar Aletsch, algo que certamente aumentará o seu repertório de histórias incríveis. 

Experiência de quem foi

A loja dos chocolates Lindt que fica no interior do complexo deixará o viajante eufórico, mas vá com calma. Os preços da maioria dos chocolates são até 50% mais caros dos encontrados em países como a Áustria ou Alemanha, salvo os bombons individuais vendidos por kilo que geralmente estão em promoção. Então se está de viagem pela Europa e vai passar por um desses países considere comprá-los na sua próxima viagem. 

 Você precisa saber! 

Para chegar no Jungfraujoch, não existe outra possibilidade que não seja o trem (a não ser que você seja um alpinista muito experiente!). A clássica opção tem partida na cidade de Interlaken, na estação Interlaken Ost (alguns viajantes que não pernoitem na região de Interlaken poderão incluir mais um trecho na viajem, como Berna-Interlaken ou Lucerna-Interlaken, por exemplo), e normalmente inclui a subida por um lado da montanha Männlichen, passando por Lauterbrunnen e a descida pelo outro lado, passando por Grindelwald (ou o inverso).

A vantagem de realizar a subida por um lado e a descida pelo outro á a possibilidade de ver duas paisagens deslumbrantes e ao mesmo tempo diferentes entre si. Se por Lauterbrunnen você será acompanhado pela linda vista da cachoeira Staubachfall e do vale onde fica localizada a cidade, pelo lado de Grindelwald você terá uma linda vista dos paredões do Eiger e do Mättenberg! Em ambas as cidades você poderá sair da estação e fazer um passeio pela região, sem necessidade de comprar uma nova passagem, o que é fortemente recomendado, tendo em vista a beleza das mesmas.

Na sequência, aos pés da montanha, fica a estação de Kleine Scheidegg.

Se estiver com tempo, não desperdice a chance de realizar um trekking pelos arredores desta estação, como a trilha Jungfrau-Eiger e uma visita ao lago alpino Fallbodensee. Após esta estação, o trem fará mais duas paradas de 5 minutos no trajeto, em locais onde você terá uma linda vista das montanhas e geleiras; vale a pena descer. Finalmente, chega-se ao Jungfraujoch, estação final e início da aventura no alto da montanha.

A estação de Interlaken Ost possui estacionamento (pago) e você poderá deixar o carro lá sem problemas.

Um ponto a ser destacado é a troca frequente de trens. Supondo que tenha escolhido ir por Lauterbrunnen e voltar por Grindelwald, partindo de Interlaken, você terá de trocar de trem obrigatoriamente nas estações de Lauterbrunnen  e Kleine Scheidegg na subida e Kleine Scheidegg e Grindelwald na descida.

Porém, como dito inicialmente, esta é a opção clássica.

Outras opções são pegar o trem diretamente nas estações de Lauterbrunnen ou Grindelwald. Porém, se está adotando esta opção, é porque provavelmente está hospedado ou deixou o carro estacionado nestas cidades, e a subida por um lado da montanha e descida pelo outro não será indicada.

Como em Interlaken, estacionamento está disponível próximo destas estações (pagos).

Neste caso, será necessário trocar de trem somente na estação de Kleine Scheidegg.

Roteiro de viagem partindo de Interlaken, com subida por Lauterbrunnen e descida por Grindelwald

Ida: Interlaken Ost – Lauterbrunnen – Kleine Scheidegg – Jungfraujoch

Volta: Jungfraujoch – Kleine Scheidegg – Grindelwald – Interlaken Ost

Lauterbrunnen faz parte do trajeto até Jungfraujoch. Pelo caminho, um dos cenários mais belos que o país oferece. Photo: Off to Travel ©

O ticket pode ser adquirido na estação em Interlaken, a Interlaken Ost ou antecipadamente pelo site oficial.

Teste outras conexões e partidas diretamente no site. 

Atenção!

Próximo ao horário de fechamento o caos pode se instalar. Não há preferencias, ou seja, se está com bebê, criança ou é idoso fique atento, assim que o alambrado principal se abre é uma correria para pegar lugar no trem. O absurdo também ocorre em terras desenvolvidas.

Se decidir ficar em uma cidade mais distante, como Berna ou Lucerna, tome muito cuidado com o tempo, pois o passeio leva um dia inteiro. Desta forma, poderá ficar bastante corrido, impedindo-o de conhecer os vilarejos pelo caminho e de curtir o cume no tempo que ele merece. Outro ponto é com a quantidade de visitantes da atração, pois costuma ser bastante concorrida e lotada, e não pense que os trens na Suíça têm assento marcado, eles não têm, e o pior, também não existe controle de quantidade de passageiros, pois o último trecho condensa viajantes de outros destinos e é possível que encontre mais passageiros do que lugar disponível, ou seja, é fazer a subida em pé espremido por uma porção de turistas mal-educados.