. . .

A pequena cidade fundada por imigrantes alemães é vizinha de Puerto Varas e Osorno, ótimas bases para conhecer a região. Olhada através do atraente píer na avenida principal da cidade, a Phillipi, Frutillar é dona de um cenário ímpar e parece uma pintura, com os vulcões Osorno e Calbuco atentos como sentinelas. Suas ruas na primavera ficam ainda mais floridas e suas cerejeiras carregadíssimas. As casinhas de Kuchen, tão enfeitadas, te levam até elas apenas com o aroma das Apfelstrudel. Os sucos de framboesa (experimente!) abundantes no país são servidos junto às refeições no típico sistema 3 in 1 com entrada, prato principal e sobremesa a preços bem acessíveis, o restaurante Am See é um deles. Se quer algo mais germânico, experimente almoçar no Clube Alemão da cidade, o Eisbein e o Kessler  são dois pratos típicos da culinária alemã e merecem destaque no cardápio do restaurante. O Museu Colonial Alemão, possui um pequeno acervo e muitos caminhos de flores. O imponente Teatro del Lago, com apresentações internacionais e artistas renomados tomam conta das noites da cidade. Não deixe de conhecer a loja de presentes e souvenirs localizada do lado de fora – os brinquedos europeus e os livros infantis vão encantar os papais e os pequenos.

+ Vai viajar pelo Chile? Que tal dicas para a sua road trip no Chile?

Tudo que há para ser conhecido está localizado em Frutillar bajo e pode ser feito a pé. Já Frutillar de cima, como é dividida geograficamente a cidade, é mais comercial e em nada lembra a parte de baixo da cidade. 

A cidade não possui muitas atrações, portanto considerar um dia é suficiente. Mas se quiser curtir a calmaria interiorana que embala a cidade, fique à vontade. Aconselho ir a um mercado e comprar um vinho chileno, queijos e sentar no banco da praia no fim de tarde. Verá porquê a cidade é tão especial, quando a luz do pôr do sol tocar os cumes do vulcão Osorno. Imperdível.

O “piano” público de Frutillar – Chile.

A região dos Lagos é perfeita para ser desbravada calmamente de carro. Em seu entorno, praias de areias negras e águas cristalinas, belos refúgios, vulcões e muitas casas de chá tipicamente europeias.


Photos: Offtotravel / Bigstock

Donde el Armin

Ponto certo para os amantes da bebida…

frutillar

A cervejaria artesanal é considerada a melhor do sul do Chile, com biergarten e comida alemã. A casa produz Märzen, Doppelbock e Bock como ninguém e é uma excelente opção para um fim de tarde, principalmente na primavera. Veja como chegar.


Veja mais no Off to Travel: