. . .

Angra dos Reis: São nas suas águas que Angra dos Reis revela a sua beleza, beleza essa que afronta qualquer ferramenta de edição de imagem

O tom esverdeado de suas águas avisa; desnecessário manipular as cores, aqui é apontar a câmera e pronto, o belíssimo cenário fará o resto.


Em terra, Angra dos Reis não impressiona; é o que acontece além dela que interessa e qualquer roteiro que fará por lá será a bordo de uma escuna ou barco. Porém, em terra é importante saber que a hospedagem na cidade é de extremos – ou é resort ou pousada ao estilo Simple Prime e espalham-se pela Rodovia Rio – Santos aos montes. 

​Angra dos Reis está localizada a 166 Km do Rio de Janeiro e 414 Km de São Paulo, descer pela rodovia é um convite a paradas no meio do caminho para conhecer as diversas praias que se exibem, muito verde e uma estrada irritantemente sinuosa para chegar até a pequena cidade. Mas valerá a pena, quando visualizar os cardumes de peixes e as águas tão cristalinas cujo fundo do mar é exposto como se nenhuma água houvesse. É para ver essa paisagem que você chegou até aqui. 

Vai visitar o Estado do Rio de Janeiro? Que tal dicas de Paraty?

Ilha Grande

A maior ilha do município e a mais queridinha dos viajantes. São 193km de muito verde, trilhas e lindas praias. Pelo meio do caminho, mochileiros, casais apaixonados e estrangeiros encantados com a vida simples que a ilha oferece em meio a natureza exagerada. No mar, o que se vê é um entra e sai de lanchas e escunas que com roteiros fantásticos te levam a desbravar águas com tons inacreditáveis e excelentes pontos de mergulho – é câmera na mão e o snorkel na cabeça.

A maioria das pousadas estão na Vila do Abraão, mas se quer algo mais selvagem acampar na Praia do Aventureiro pode ser uma opção. A praia é uma das mais belas da região e o acesso é apenas de barco. Um lugar de sossego durante a semana e bastante popular nos finais de semana – programe-se! 

Chegando lá, é curtir o ócio ao extremo com fotos no coqueiro deitado e caminhadas até o mirante do Sundara.

No extremo leste está a Praia de Lopes Mendes ao lado da minúscula Praia do Cachadaço, ambas na lista de top praias do Brasil segundo o Guia Quatro Rodas e com trilhas de até 4 horas a partir da Vila do Abraão. Do outro lado da ilha está a Lagoa Azul, ponto certo nos roteiros de Escuna e um aquário natural, imperdível.

Pertinho dali está a primeira vila da ilha, Freguesia de Santana. Com uma praia de 300 metros, de onde partem trilhas ligando a uma antiga fazenda de café e açúcar, igreja e no final a Praia do Bananal, outro point bastante popular das escunas. Em Guaxuma chega ao fim o roteiro e pelos restaurantes da pequena vila é servido o almoço, simples, porém saboroso. 

Tips Off – Angra dos Reis

​1) A partir do cais da cidade saem as escunas para os roteiros. São mais de 100 km de praias paradisíacas e pontos de mergulho com o clássico da ilha – lanchas e mochileiros indo e vindo dos campings de areias selvagens. Operadoras e agências de turismo mantêm um portfólio de atrações que agradam a todos os bolsos. De roteiros exclusivos – seja de escuna ou lancha, no agito ou no sossego, tem roteiro para todos os gostos.

Saveiros AngraAngra dos Reis Turismo 

2) Como em qualquer cidade do Brasil, evite sair à noite pelo centro de Angra dos Reis, é comum furtos e roubos na região. 

3) Em Ilha Grande, o sinal de internet e quedas de energia são recorrentes, por esse motivo esteja prevenido com uma boa quantia em dinheiro. 

4) Se chegou até aqui de carro e está de partida para Ilha Grande saiba que carros não circulam por lá – contudo, há estacionamentos conveniados próximos ao ponto de embarque localizados no centro de Angra.  

A paleta de cores dos mares de Angra caminha entre os diferentes tons de azul e verde. E é nesse mar e suas infinitas praias que Angra acontece.

Photo: Offtotravel, Bigstock

Ilha da Gipoia 

A pequena ilha de 6km possui inúmeras trilhas que levam a belíssimas praias…

ilha da gipoia

A mais badalada delas  é a do Dentista, com bares flutuantes servindo camarão, lagostas e caipirinha. Do outro lado está a Praia das Flechas, mais povoada, de areias finas e mar verdinho a praia serve como ponto de parada para almoços nos roteiros de escunas e barcos. Outras praias menores se revelam no meio do caminho; Piedade e as ruínas de uma fazenda antiga e Juruba, cercada por costões – duas praias com um ‘que’ de paraíso. Indispensável dizer que o uso de snorkel é quase obrigatório por aqui, a vida marinha nas águas verdinhas da baia é convite VIP para explorar o mundo subaquático.