Serra da Estrela é o primeiro parque oficial de Portugal tem 1.011 Km e é a maior área de proteção e preservação do país. Um lugar de beleza sazonal, com inúmeros lagos gelados em uma paisagem sinuosa e peculiar. E é nessa paisagem aliada ao ar frio que sopra nos meses de novembro e dezembro que fazem das trilhas locais algo que vale a pena ser vivido. Muito procurado pelos amantes da natureza, a Serra é lugar de práticas de esportes ao ar livre – escaladas e trekking são bem requisitados, mas há outras modalidades oferecidas como ciclismo e o esqui seco do Ski parque a leste de Manteiga.
A ótima infraestrutura fica além parque, ali, na Serra da Estrela, por vezes se sentirá sozinho no mundo. Embora a sede do parque fique em Manteigas é em Seia que irá encontrar a melhor estrutura em turismo, com roteiros organizados e dicas de ouro sobre as trilhas da região. Seia é uma simpática cidade localizada há menos de 40 minutos da Serra. Tem queijos típicos e artigos regionais como na loja Pão com Queijo na Av. Primeiro de maio e boa hospedagem na mesma avenida. Outras cidades com boa acomodação são Gouveia e Covilhã, uma ao norte e outra a leste. Se gosta de Hostels – Penhas da Saúde e Guarda são ótimas opções. Se gosta de acampar, ao redor do centro do parque existem pelo menos oito campings disponíveis.
Todas oferecem mapas e livretos com dicas das melhores rotas e informações sobre a região.
+ Vai viajar para o norte de Portugal? Que tal dicas de Porto?
Serra da Estrela está inserida numa localidade de extremos. Quando é verão é muito quente e quando é inverno é de tremer o queixo. Por isso é importante prestar atenção nas condições climáticas.
Se no verão incêndios tomam conta da região fechando estradas por conta dos fortes ventos que alastram o fogo. Na estação mais fria há uma nevoa perigosa que costuma baixar a temperatura corporal sem que você perceba causando assim hipotermia.
A temporada de flores silvestres começa em abril, mas a melhor época para conhecer o parque e a região acontece entre maio e outubro.
O inverno na região é rigoroso e acontece entre novembro e dezembro com neve nos pontos mais altos, como a Torre localizada a 1.993 metros na porção mais alta do parque.
A temporada de esqui vai de janeiro a março, mas se quer tranquilidade, sem a horda de turistas que invadem a região e melhores condições vá em fevereiro.
A TSE1 percorre 90km do parque e inclui a Torre o ponto mais alto da montanha e a certeza de neve no inverno. Já TSE2 E TSE3 passam pelas encostas leste e oeste. Todas com boas acomodações. Uma boa opção é a N339, um dos lugares mais emblemáticos da Serra fica ao sul de Sabugueiro e oferece caminhadas em torno a Lagoa Comprida ou até Cavão do Lagoacho em qualquer época do ano.
Para quem gosta de uma aventura ao volante, acessar a Serra da Estrela pela N232 torna-se um desafio à parte. Iniciando na cidade de Belmonte e terminando na cidade de Mangualde, esta rodovia é considerada a mais sinuosa e uma das mais perigosas de Portugal! Embora seja sinuosa em todos os seus 87 km de extensão, a rodovia torna-se especialmente desafiadora no trecho situado entre a cidade de Manteigas , às margens do rio Zézere, até o alto da Serra da Estrela. Neste trecho, são mais de 100 curvas em menos de 20 km, as quais sobem a serra em meio a precipícios e florestas de coníferas, emoldurando a linda vista do vale e da cidade!
A feira de queijos em Fornos de Algodres é um agrado para os olhos e obviamente, para o paladar. A reunião de queijarias tradicionais traz consigo tábuas de degustação dos famosos queijos portugueses inclusive o queijo da Serra da Estrela. É lugar também para o experimentar o vinho da região central do país, o vinho do Dão, doces regionais embalado por música e folclore português. A feira é anual a acontece no mês de março.
Se gosta de aldeias sem muita atenção turística tente o cinzento castelo da pequena, florida e encantadora Linhares da Beira; se a fome bater conheça os pratos regionais de Folgosinho, dê uma chance para a feijoada de javali no restaurante O Albertino.
Em Sabugueiro, a aldeia de maior altitude em Portugal é um dos melhores lugares para comprar os famosos queijos da serra. Se gosta de queijo com o miolo mole peça pelo amanteigado.
1. Queijo da Serra da Estrela 2. Linhares da Beira 3. A região centro norte de Portugal produz o vinho do Dão e é considerada a Borgonha de Portugal.
+ Vai viajar para o norte de Portugal? Que tal dicas de Porto?
Você pode ter o trabalho dos sonhos nesta ilha paradisíaca por até 6 meses -…
A imersão no mundo de Andersen começará na sua infância. Se você cresceu lendo contos…
Turismo sustentável, turismo com consciência. Em um mundo repleto de pandemias, moedas estrangeiras nas alturas…
Um dos momentos mais felizes do ano passado foram na Dinamarca, onde pude conhecer de…
Pacotes de viagem 2021- Uma das líderes do mercado de viagens online, Hurb, fundada em…
Com ar de nostalgia, os jogos de tabuleiro marcaram época. Quem não se lembra do…