. . .

Salamanca é viva, muito viva! Eleita a queridinha dos roteiros na Espanha, a festiva cidade de Castilla é uma grande reunião de espanhóis, turistas e estudantes do mundo inteiro. Rica em arenito dourado e placas com inscrições latinas, Salamanca é berço de pensadores e lar de uma das universidades de maior prestígio na Europa.

O clima típico de cidade universitária aliado ao extraordinário conjunto de marcos arquitetônicos dão o tom por aqui.  E a expressão máxima da índole de Salamanca é a Plaza Mayor, a grande e animada sala de estar da cidade e uma das praças mais atraentes da Espanha. O estilo barroco de Alberto Churriguerra está presente em todo o prédio da Plaza Mayor, que no passado foi palco de muitas touradas, sendo a última em 1992. 

Salamanca ao ar livre

Hoje, as mesas ao ar livre não só são um ótimo lugar para estar se quiser ver gente do mundo todo, como também é o lugar, se tiver sorte, para assistir as apresentações da Tuna Universitária de Salamanca, um grupo de estudantes vestidos como na época da renascença e que tocam músicas da cultura espanhola. Ao todo são 6 tunas na cidade que vira e mexe se apresentam ao redor de alguma mesa. 

Vai visitar a Espanha? Que tal dicas de Toledo?

Conhecendo o centro histórico / desbravando Salamanca

Salamanca foi feita para ser explorada a pé; fácil percorrer entre uma atração e outra, principalmente se tem como ponto de partida a Plaza Mayor. O clima tranquilo da cidade convida o visitante a usufruir dos roteiros, inclusive a noite, quando as luzes da cidade deixam tudo mais teatral e os bares e restaurantes estão repletos de pessoas. 

Para conhecer a cidade e curtir os principais pontos como se deve, recomenda-se de 2 a 3 dias no seu roteiro. 

Outra forma de conhecer Salamanca é a bordo do Tren Turístico na Plaza Anaya (próximo a Catedral). São 30 minutos conhecendo os principais pontos turísticos próximos a Plaza Mayor.

salamanca
Passeio pelos principais pontos turísticos em torno da Plaza Mayor com o Tren Turístico. Photo: Civitatis.com

De tapas ao bacalhau espanhol / o que incluir no seu roteiro gastronômico por Salamanca!

Comer bem e barato depende da distância que se está da Plaza Mayor, quanto mais longe, mais acessível. Mas se faz questão de comer por ali sem se importar com o preço, uma boa pedida é a La Tahoma de la Abuela, um misto de restaurante e confeitaria, ótimo lugar para comer empanadas e tapas ou esquecer a dieta de vez com os doces e confeitos que a casa faz, como as roscas de yemas e os deliciosos surtidos de pastelitos. 

Outro ótimo lugar para comer tapas é o Cuzco Bodega, um restaurante simples na Calle Juan del Rey.5 (logo atrás da Plaza Mayor), que prepara as tapas na hora. Experimente a Cruceta Ibérica ao Roquefort ou o Solomillo Ibérico y Queso. 

As ruas Calle de Melendez e a Rua Mayor são ruas próximas a Plaza Mayor com restaurantes a preços a la estudante universitário, redes de fast food e supermercados. 

Agora, se chegou até aqui e quer experimentar a comida tradicional do país com cardápio em português do Brasil vá de Vinodiário na Plaza Basilios, 1. Um restaurante e vinoteca com ótima seleção de vinhos da região.

Se é amante de bacalhau talvez queira dar uma chance ao restaurante Mencía, especialistas em bacalhau, onde há temperos e muitas maneiras de preparar a receita do jeito espanhol. Vale a pena ser degustado. 

Para impressionar, tente o menu degustação de 38 € do respeitado En la Parra.

E se quiser conhecer uma boa Warehouse, com ótimos vinhos e uma infinidade de jamones, embutidos e queijos vá sem pensar no Viandas, Plaza del Corrillo, 11. Experimente os sanduíches de jamón e os cones versão snack de queijos e salames que eles servem por lá. 

Mas, se cansou de tantas tapas, jamons ibéricos e afins (acredite, isso vai acontecer!) talvez queira uma noite italiana, e se for assim, vá a Pizzeria A’Margelina, um restaurante tocado por um simpático casal onde servem massas e a legítima pizza italiana.

* Para os restaurantes citados acima recomenda-se fazer reservas antecipadas. 

Os cones de salames e queijos da região, um snack típico pelas ruas de Salamanca.

Vianda.Shop Oficial ©


Vai visitar a Espanha? Que tal dicas de Toledo?

Como chegar  de trem, de ônibus e de carro!

De trem

  • Partindo de Madrid, ALVIA, trens rápidos, com duração de 1 h 30 minutos.
  • Partindo de Madrid, MD, trens mais lentos, duração de 2 h 30 minutos.
  • Partindo de Valladolid, RENFE, duração de 1h e 30 minutos.

De ônibus

  • Partindo de Madrid (Aeroporto Barajas ou cidade) pela empresa AVANZA aproximadamente 2h e 45 minutos.
  • Partindo de Valladolid AVANZA, aproximadamente 1h e 30 minutos.

De carro

  • Partindo de Madrid, pegar a autopista AP-6, seguida da AP-51 (em Villacastín) e AP-50 (em Ávila).
  • Para quem vem do sul, de Sevilha ou Mérida, é só seguir sempre pela E-803.
  • Partindo de Valladolid ou Bilbao, seguir sempre pela E-80.
  • De Portugal, para quem vem da Cidade do Porto ou Coimbra, seguir pela A-25 portuguesa e depois continuar pela E-80 espanhola.

8 Atrações em Salamanca / o que não pode faltar no seu roteiro 

Impregnada pela história e arquitetura que ainda continuam vivos na animada cidade de Castilla, há muito para ver em Salamanca, mas algumas experiências são obrigatórias na sua passagem pela cidade.

Anote aí as atrações imperdíveis. 

1) Plaza Mayor 

A praça central de Salamanca foi construída entre 1729 e 1755 em estilo barroco e projetado por Alberto Churriguera. Símbolo da alegria e agitação da cidade é parada obrigatória no roteiro. 

Plaza Mayor, Salamanca

2) Catedral Nova e Catedral Vieja 

Salamanca tem duas catedrais que convivem muito bem. A nova (de altura gótica estilo clássico renascentista e exaltação barroca) cresceu a partir da Catedral velha, em estilo românico medieval do século XII. Ambas estão conectadas, a nova se apoia na vieja. As duas, de certo modo, são um dos monumentos mais impressionantes da cidade, reunindo um excelente patrimônio artístico. 

salamanca

3) Convento de Las Dueñas

Desde a sua fundação em 1419, as freiras deste convento dedicaram toda a sua vida à oração, estudo e trabalho. O belo claustro que abriga, para além de ser um prazer estético, atesta uma vida de retiro e de paz interior. Na foto, a Catedral de Salamanca é vista através do pátio do Convento de las Dueñas. 

Convento de las Dueñas

4) Universidade de Salamanca 

A fábrica de conhecimento de Salamanca. A lista de pensadores e escritores que frequentaram suas classes revela a importância que a universidade adquiriu na cidade e no mundo. Sua fachada é recheada de imagens de heróis, brasões e cenas religiosas.

Aberto de domingo a domingo, sendo que segunda pela manhã o tour é gratuito. 

Universidade Salamanca

5) Ponte Enrique Estevan 

Ao passar pela Ponte Enrique Estevan uma nova Salamanca se revela. É do lado de lá do Rio Tormes que a bela arquitetura da cidade se mostra em tons ocre. Olhando para a cidade histórica, do lado direito há um parque com área para crianças, ciclovia e cais.

salamanca

6) Palácio de Anaya

De estilo neoclássico, o Palácio de Anaya é suntuoso. O exterior destacam-se a fachada, o pátio com um pórtico e as escadas monumentais. O conjunto se completa com outros prédios como a hospedaria, obra de Joaquin de Churriguera y las Caballerizas. O acesso é gratuito. 

Palacio de Anaya

7) Casa de las conchas

Considerada uma das joias da arquitetura civil da época dos reis católicos La casa de las conchas está repleta de lendas e histórias. Mais de trezentas conchas decoram a fachada. No interior, em seu pátio, podem ser avistados as torres de La clerencia, as quais formam um dos conjuntos mais peculiares do claustro espanhol.

Casa de Las conchas - salamanca

8) Convento de San Esteban

Pertence a ordem dos Dominicanos e sintetiza o conceito global de uma cidade de pensadores. A fachada da igreja do convento é considerada um dos melhores exemplos de estilo Plateresco. O claustro de Los Reyes e a Sala Capitular são alguns dos atrativos do seu interior. 

Convento de San Esteban- salamanca